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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTITUIÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: O DITO, O VISTO E O ESCRITO Autor: MARINA PASSOS RIBEIRO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 50285
Catalogação: 10/11/2020 Liberação: 15/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50285&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50285&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50285
Resumo:
Título: CONSTITUIÇÃO DA AUTORIDADE DOCENTE NO ENSINO MÉDIO: O DITO, O VISTO E O ESCRITO Autor: MARINA PASSOS RIBEIRO DA SILVA
Nº do Conteudo: 50285
Catalogação: 10/11/2020 Liberação: 15/07/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50285&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50285&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50285
Resumo:
Esta dissertação tem como objeto de estudo a autoridade docente na relação com os jovens-estudantes de ensino médio. A pesquisa qualitativa é realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar como duas professoras, que ministram as aulas de Filosofia e Sociologia, constituem a sua autoridade na relação com os jovens-estudantes que cursam o 2º ano do ensino médio. Para tanto, a investigação acontece na sala de aula, através de três procedimentos metodológicos: observação (o visto), entrevista (o dito) e o questionário (o escrito). Ao longo da investigação, pôde-se constatar que a autoridade docente se constitui através da articulação de um conjunto de aspectos atitudinais, pedagógicos e profissionais, que se sobrepõem e se complementam. A base desta constituição é a relação que se estabelece entre professores e estudantes. Diante disso, o principal sentido da escola para os jovens-estudantes do ensino médio é a socialização. Conclui-se, portanto, que, para além de assegurar o direito de acesso a todos e o oferecimento do ensino gratuito de qualidade, a escola pública estadual tem outro desafio tornar-se um espaço de socialização entre as diferentes gerações, no qual as bases de sua estrutura sejam as relações democráticas, o afeto e o diálogo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |