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Coleção Digital
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE ENSINO SUPERIOR DOS ESTADOS UNIDOS Autor: ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
CASSIA CAROLINA DE ABREU
CRISTIAN AQUINO-STERLING
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 48812
Catalogação: 29/06/2020 Liberação: 29/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48812
Resumo:
Título: ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE ENSINO SUPERIOR DOS ESTADOS UNIDOS Autor: ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE
Nº do Conteudo: 48812
Catalogação: 29/06/2020 Liberação: 29/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48812&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48812
Resumo:
Este artigo tem como objetivo apresentar parte de um projeto, ainda em desenvolvimento, acerca do ensino e da aprendizagem de português brasileiro como segunda língua para estrangeiros (PBL2) e de português brasileiro como língua estrangeira (BPFL). Esse projeto está sendo realizado por duas instituições de ensino superior, uma no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e a outra nos Estados Unidos, na San Diego State University (SDSU). O projeto propõe um objetivo geral, que é realizar um estudo comparativo e colaborativo relativo aos programas de ensino e aprendizagem do português em ambas as instituições, e um conjunto de objetivos específicos concernentes a características idiossincráticas baseadas nas diretrizes metodológicas que norteiam os programas das duas universidades. Apresentamos, aqui, apenas um extrato da pesquisa, que diz respeito ao levantamento e a análise preliminar dos dados realizados na SDSU, a partir de informações fornecidas por estudantes de nível básico e intermediário do português. Esse estudo de caso tem como embasamento teórico, investigações realizadas por Yin (2014), Barttlet e Vavrus (2017) e Figueiredo (2017).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |