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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FRACTAIS E O MODELO DE VAN-HIELE: UMA PROPOSTA DE UNIÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: PABLO BARBOSA FONSECA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EMILIA CAROLINA SANTANA TEIXEIRA ALVES - ORIENTADOR
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48777
Catalogação: 25/06/2020 Liberação: 25/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48777
Resumo:
Título: FRACTAIS E O MODELO DE VAN-HIELE: UMA PROPOSTA DE UNIÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: PABLO BARBOSA FONSECA
LUANA SA DE AZEVEDO DE ARAUJO - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48777
Catalogação: 25/06/2020 Liberação: 25/06/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48777&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48777
Resumo:
O presente trabalho disserta sobre a utilização dos fractais no ensino de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos educandos através da beleza e do dinamismo que eles oferecem para a construção de conceitos matemáticos tais como: semelhança, perímetro, área, volume, progressão aritmética e geométrica. A dissertação inicia-se com um breve histórico do surgimento dos fractais e um resumo dos níveis do desenvolvimento cognitivo segundo o modelo de van- Hiele. Em seguida, exibe-se uma coletânea de atividades envolvendo fractais com nível de dificuldade crescente que propicia aos estudantes uma aprendizagem significativa e com nuances de modernidade. A partir de suas próprias percepções e da troca de ideias entre si, os alunos formularam técnicas recursivas a ponto de preverem uma próxima iteração da figura e meios para obtenção do perímetro e da área das figuras seguintes. Acreditamos que com essa pesquisa conseguimos não só trabalhar e desenvolver conceitos matemáticos básicos, mas também fomentar o estudo do conceito de infinito, além de diminuirmos a distância entre a Álgebra e a Geometria imposta pela maioria dos atuais livros didáticos em circulação.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |