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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL: UMA EXPERIÊNCIA MODERNISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES (DESENHO E PINTURA) PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1935-1939) Autor: JOSE ROBERTO PEREIRA PERES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
PATRICIA COELHO DA COSTA - ORIENTADOR
SONIA MARIA DE CASTRO NOGUEIRA LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48521
Catalogação: 09/06/2020 Liberação: 27/02/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48521&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48521&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48521
Resumo:
Título: O INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL: UMA EXPERIÊNCIA MODERNISTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES (DESENHO E PINTURA) PARA O ENSINO SECUNDÁRIO (1935-1939) Autor: JOSE ROBERTO PEREIRA PERES
SONIA MARIA DE CASTRO NOGUEIRA LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48521
Catalogação: 09/06/2020 Liberação: 27/02/2021 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48521&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48521&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48521
Resumo:
A presente tese centra-se na pesquisa de uma Instituição Escolar pouco estudada na historiografia educacional. Trata-se do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal (RJ) - IA/UDF. A referida universidade foi criada por Anísio Teixeira em 1935, quando esse educador esteve à frente da Secretaria de Instrução Pública do Distrito Federal. A UDF, por meio de suas escolas, tinha a missão de reforçar o campo educacional brasileiro, promovendo a formação de docentes comprometidos com o aprimoramento da cultura nacional, por meio dos diversos ramos do conhecimento. A UDF, porém, teve curta existência (1935 a 1939), funcionou num período de grande efervescência social, política e educacional, sendo que nesse quartel foram implementadas reformas consideráveis no campo da Educação, como a criação do Ministério da Educação e a instituição de uma política de formação dos professores em nível superior, inédita no país. Muitos trabalhos foram escritos sobre a UDF e suas escolas, porém não há estudos sobre o seu Instituto de Artes. Nessa instituição atuaram como professores figuras eminentes da arte modernista brasileira, como Candido Portinari, Mário de Andrade, Alberto da Veiga Guignard, Georgina de Albuquerque e Sílvia Meyer, artistas responsáveis pela construção da identidade brasileira por meio de suas obras artísticas. Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa é compreender como se deu a criação do Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal, o seu funcionamento e que nexos promoveu entre o campo das Artes Visuais e o escolar na tentativa de constituir uma cultura artístico-escolar influenciada pelas ideias modernistas. O referencial teórico que norteia as reflexões desta pesquisa baseia-se nas seguintes categorias: espaço praticado, instituições escolares/educacionais; formação docente; intelectuais; concepções de ensino de Arte e História do currículo/disciplinas Escolares e Cultura Escolar. A metodologia utilizada no presente estudo é de caráter qualitativo, tendo como foco a interpretação dos documentos à luz do referencial teórico explicitado, privilegiando a pesquisa documental, visto que a mesma propicia a busca dos indícios do funcionamento da instituição escolar e dos sujeitos encarnados que atuaram nela, na medida em que apresenta os vestígios das ações históricas dos sujeitos e das suas múltiplas representações da realidade. A análise das fontes permitiu apontar, conclusivamente, que os intelectuais e artistas modernistas viram no IA/UDF um campo fértil para a promoção de novas ideias e uma maneira de difundir seus princípios ligados à Arte Moderna por meio da formação de professores de Artes (Desenho e Pintura).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |