XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: AUTOR 2.1: MÍDIAS DIGITAIS E VISIBILIDADE Autor: ELOISE PORTO FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA FOLLAIN (VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 48039
Catalogação: 13/05/2020 Liberação: 24/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48039
Resumo:
Título: AUTOR 2.1: MÍDIAS DIGITAIS E VISIBILIDADE Autor: ELOISE PORTO FERREIRA
Nº do Conteudo: 48039
Catalogação: 13/05/2020 Liberação: 24/10/2020 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48039&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48039
Resumo:
O presente trabalho pretende investigar algumas formas de participação de autores, leitores e críticos em mídias digitais, especialmente em redes sociais, nesse processo de construção de visibilidade, e as possíveis consequências dessas participações. Para tal, analisaremos tanto a fortuna crítica referente aos tópicos apresentados, bem como publicações que circulam no âmbito virtual, além da análise de perfis no YouTube, Instagram, participações em clubes de leitura, entre outros. A curiosidade sobre a vida de um autor, como afirma Phillip Lejeune, não é algo novo dentro dos estudos literários. No entanto, na contemporaneidade, muitas vezes podemos confundir a vida do autor com o que ele publica em mídias sociais, especialmente as digitais, confundir a função autor com o sujeito empírico. A forma como o autor aparece em mídias digitais pode ser crucial para aumentar sua visibilidade, assim como a da obra que está sendo lançada. No entanto, o autor não é o único ator nesse processo de construção de visibilidade (e nem o único que aparece) em tempos de redes sociais. Junto com ele, temos também o leitor, que cada vez se
torna mais presente nesse processo de visibilidade. Com a participação mais acentuada do leitor, resta-nos refletir sobre o papel da crítica nessa transformação das relações, decorrentes do advento das novas tecnologias.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |