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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: FORMAÇÃO FILOSÓFICA E CRÍTICA: ADORNO E O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL INTRODUTÓRIO Autor: FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4722
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722
Resumo:
Título: FORMAÇÃO FILOSÓFICA E CRÍTICA: ADORNO E O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL INTRODUTÓRIO Autor: FILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA
Nº do Conteudo: 4722
Catalogação: 29/03/2004 Liberação: 29/03/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722
Resumo:
A tese explora uma conceituação do ensino de filosofia no
nível básico a partir da noção, vulgarmente a ele
associada, de crítica, tomando a filosofia de Adorno como
solo a partir do qual se avaliam seus sentidos mais
urgentes. Reflete-se sobre os alcances e limites de
concepções do ensino de filosofia de tipo introdutório em
um cenário irremediavelmente plural. Neste horizonte,
vislumbra-se a pergunta pelos sentidos que ainda podemos
identificar, em um país como o nosso, no ideal de formação
(Bildung), e o papel que se atribui ao ensino de filosofia
em meio a esse debate. Articulada a esse desafio, surge a
necessidade de investigar as tensões, aproximações e
distâncias entre uma abordagem filosófica e uma abordagem
pedagógica das questões relativas ao ensino de filosofia,
uma vez que à filosofia seja negado o estatuto de discurso
totalizante e unificador sobre a formação do homem, e às
chamadas ciências da educação seja creditada a capacidade
de esclarecer aspectos importantes dos sentidos das práticas
educacionais, graças a sua maior aproximação aos problemas
empíricos. O rendimento destas questões, enquanto parte de
uma reflexão acerca da relação entre conhecimento e
sociedade, é investigado com o auxílio das idéias de
Theodor W. Adorno, filósofo que se esforçou por pensar tal
relação através das mediações sociais da filosofia, de sua
história e de sua potência formativa. Em Adorno, destaca-
se, ainda, a investigação metodológica própria de uma
reflexão filosófica que é, também, em alguma medida, teoria
social; investigação adequada às questões teórico-
metodológicas de uma pesquisa tensionada entre a reflexão
filosófica e as ciências da educação. Como etapa adicional
dessa perspectiva de trabalho, a tese explora as virtudes
de um discurso pedagógico que se apresenta, ainda que
parcialmente, inspirado na Teoria Crítica: a pedagogia
radical de Henry Giroux. Por fim, como campo
simultaneamente originário, esclarecedor e problematizador
da tese, encontra-se a incursão na prática docente de
professores de filosofia do ensino médio. O resultado
fundamental desta pesquisa é a indicação do rendimento, dos
alcances e limites da caracterização que Adorno oferece do
discurso filosófico na atualidade para a reflexão sobre a
natureza crítica vulgarmente atribuída ao ensino de
filosofia na educação básica. A tese identifica em
conceitos como dialética, totalidade, negação e mediação,
aberturas significativas para situar os problemas de um
ensino de filosofia que se pretende crítico, isto é, um
ensino de filosofia capaz de tematizar os obstáculos que se
apresentam, para professores e estudantes, no confronto
com a questão da razão como promessa de uma vida mais feliz
e uma sociedade mais justa.