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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O ÍDOLO DE PEDRA Autor: RICARDO GOMES QUINTANA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GILBERTO MENDONCA TELES - ORIENTADOR
VANIA CHAVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4518
Catalogação: 19/02/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4518&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4518&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4518
Resumo:
Título: O ÍDOLO DE PEDRA Autor: RICARDO GOMES QUINTANA
VANIA CHAVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4518
Catalogação: 19/02/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4518&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4518&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4518
Resumo:
O Ídolo de Pedra trata de forma romanceada o episódio
conhecido como A Santidade de Jaguaripe, seita indígena
que
floresceu no século XVI na Bahia e foi rotulada como
heresia durante a primeira visita do Santo Ofício ao
Brasil em 1591. Resultado do hibridismo entre a doutrina
católica - propagada pelos jesuítas e mal assimilada
pelos
Índios - e as crenças nativas, a Santidade teve o poder
de
arrebatar para o seu culto os próprios colonos
portugueses,
fascinados pelo grau de participação exigido em suas
cerimónias. É este aspecto que O Ídolo de Pedra utiliza
para provar a hipótese de que a popularidade da seita
jazia
justamente nessa oferta de uma experiência mística
inexistente nas celebrações da Igreja Católica da época.