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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: O OLHAR AMEAÇADO: FASCÍNIO E HORROR EM TEXTO E IMAGEM Autor: ANA MARTHA WILSON MAIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
KARL ERIK SCHOLLHAMMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4389
Catalogação: 14/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4389
Resumo:
Título: O OLHAR AMEAÇADO: FASCÍNIO E HORROR EM TEXTO E IMAGEM Autor: ANA MARTHA WILSON MAIA
Nº do Conteudo: 4389
Catalogação: 14/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4389&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4389
Resumo:
A tese mostra, através de textos literários e imagens, a
presença do olhar como objeto causa de fascínio e de
horror. Esse olhar ameaçado está presente na literatura,
nos roteiros cinematográficos e nas artes plásticas. Na
tradição filosófica, o olhar está associado ao olho que
vê,
ao sujeito. Ao postular o olhar como um objeto da pulsão,
a
psicanálise ressalta que a libido está presente no campo
visual e, portanto, o olhar não se reduz à visão. É nesta
esquize entre o olho e o olhar que se manifesta a pulsão
escópica, evidenciando a relação do sujeito com este
inapresensível objeto de desejo chamado olhar. Em sua
face
de fascinação, o olhar é como um clarão, uma luz que
captura o sujeito, enquanto que o apavora e amedronta, em
seu lado de horror, devido à relação com a castração e
o enigma do feminino. Quando o olho e o olhar não se
distinguem, encontra-se a loucura.