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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM OBJETO DE ENSINO CHAMADO HISTÓRIA: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NAS TRAMAS DA DIDATIZAÇÃO Autor: CARMEN TERESA GABRIEL ANHORN
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4360
Catalogação: 08/01/2004 Liberação: 08/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4360
Resumo:
Título: UM OBJETO DE ENSINO CHAMADO HISTÓRIA: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NAS TRAMAS DA DIDATIZAÇÃO Autor: CARMEN TERESA GABRIEL ANHORN
Nº do Conteudo: 4360
Catalogação: 08/01/2004 Liberação: 08/01/2004 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4360&idi=3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4360
Resumo:
Inserido no campo da reflexão didática da História e tendo
como base as contribuições da teoria da transposição
didática desenvolvida no programa de pesquisa de Yves
Chevallard, este estudo tem como preocupação central
analisar a especificidade do processo de didatização que
permite que a História de objeto de investigação acadêmica
transforme-se em objeto de ensino de uma disciplina
escolar. Em função da natureza epistemológica do saber em
foco, foram selecionados três grandes eixos de discussão -
didática e epistemologia; epistemologia e linguagem e
identidade e narrativa - a partir dos quais emergiram os
demais enfoques que contribuíram para a construção do
quadro teórico-metodológico desta pesquisa. Apoiada nas
contribuições da epistemologia escolar na perspectiva
chevalardiana, da proposta de Análise de Discurso de
Fairclough e da hermenêutica de Ricoeur procurei trazer à
tona a dinâmica específica da vida dos saberes históricos
escolares nas duas esferas de didatização selecionadas (PCN
de história e sala de aula) Conceitos como identidade
narrativa (Ricoeur), prática discursiva (Fairclough), campo
de experiência e horizonte de expectativa (Koselleck)
ocupam assim, um lugar de destaque nessa reflexão na medida
em que oferecem pistas alternativas para enfrentar a
necessária transposição do saber histórico sem negar,
contudo a sua complexidade. O primeiro conceito ajuda a
pensar a problemática da construção da identidade nacional,
uma das principais razões de ser do saber histórico tendo
incidência direta sobre a sua natureza epistemológica. O
segundo aponta pistas metodológicas fecundas para a
apreensão das dimensões axiológicas do objeto saber,
central nesta pesquisa. Quanto aos conceitos elaborados por
Koselleck, eles permitem enfrentar a questão do tempo
histórico, crucial na reflexão histórica, sem cair em
visões dicotômicas. O objetivo maior deste estudo é
contribuir para a superação de alguns desafios situados no
campo do ensino de história referentes à problemática dos
saberes. Ao reconhecer a relevância e complexidade do
elemento saber no processo de ensino-aprendizagem, oferece
a possibilidade de ampliar o leque das variáveis que
entram, ou devem entrar em jogo, na avaliação das
permanências e mudanças do saber histórico a-ser-ensinado e
ensinado ao longo da trajetória de construção dessa
disciplina.