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Coleção Digital
Título: CONFRONTO DE VOZES DISCURSIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINODE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA Autor: FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 4009
Catalogação: 16/10/2003 Liberação: 16/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4009
Resumo:
Título: CONFRONTO DE VOZES DISCURSIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINODE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA Autor: FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
Nº do Conteudo: 4009
Catalogação: 16/10/2003 Liberação: 16/10/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4009
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar as vozes
discursivas envolvidas no ensino de gramática da língua
portuguesa no contexto escolar: a voz do sistema
educacional, de instituições escolares, de professores, de
alunos e da família. O estudo dessas vozes que compartilham
o mesmo universo discursivo e das concepções que expressam
sobre questões relacionadas à gramática foi feito a
partir das noções de voz, dialogismo e polifonia de Bakhtin
(1981, 2000) e das contribuições de vários estudiosos a
respeito do ensino de língua portuguesa (Bagno, 1999, 2002;
Geraldi, 1987, 1996, 2002; Perini, 2001; Possenti, 1996,
2002). O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados do
discurso oral, tendo sido gravadas e transcritas 52
entrevistas, com professoras, alunos e mães de
alunos de 5a a 8a série de duas escolas, uma particular e
outra municipal. Uma vice-diretora e uma coordenadora foram
entrevistadas, representando as duas escolas. O texto dos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a língua
portuguesa foi anexado ao corpus coletado para esta
pesquisa, buscando-se identificar, através deles, a voz do
sistema educacional. O confronto de vozes foi
feito a partir de cinco temas que afloraram dos dados:
ensino de gramática, conteúdos, finalidades, modos de
ensinar/aprender e variação lingüística.
Investigamos cada uma das vozes discursivas de modo a
perceber como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de
outra, enfatizando os aspectos em que tais vozes ecoam
simultaneamente. Esse confronto de vozes nos possibilitou
fazer a descrição e análise de diferentes percepções quanto
ao ensino de gramática; identificar as contribuições das
novas teorias lingüísticas incorporadas ao ensino de língua
portuguesa; e verificar que as concepções de língua,
gramática e ensino de língua direcionam o fazer pedagógico
e que, para os alunos, o sucesso do ensino está relacionado
ao modo como este é implementado em sala de aula.