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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO Autor: CRISTINA LIMA SIQUEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3875
Catalogação: 05/09/2003 Liberação: 05/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875
Resumo:
Título: A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO Autor: CRISTINA LIMA SIQUEIRA
Nº do Conteudo: 3875
Catalogação: 05/09/2003 Liberação: 05/09/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875
Resumo:
O estudo do sujeito é de extrema importância na prática
pedagógica do ensino da Língua Portuguesa. Muitas questões
têm sido levantadas sobre a impropriedade com que as
definições se aplicam aos exemplos e exercícios das
gramáticas escolares. Nessa dissertação apresentamos uma
revisão dessas definições, estabelecendo comparações
com os exemplos dados nas gramáticas tradicionais,
materiais didáticos e frases que surgem no uso não-padrão
da língua. Nosso arcabouço teórico é pautado na abordagem
funcionalista, na qual priorizamos a gramática de valências
que coloca o sujeito gramatical como um complemento e a
gramática sistêmica de M. A K. Halliday que apresenta o
sujeito desempenhando papéis definidos pelos verbos. A
partir das questões levantadas e da análise das definições
dadas temos a convicção de que aquilo que a prática
tradicional convencionou como modelo para o ensino de
análise sintática precisa ser reavaliado, uma vez que
verificamos severas contradições entre a teoria e prática.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |