XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA Autor: MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 38157
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38157&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38157&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38157
Resumo:
Título: CURRÍCULO, PRÁTICA DOCENTE E LITERATURA DE EXPRESSÃO AMAZÔNICA Autor: MARCO ANTONIO DA COSTA CAMELO
Nº do Conteudo: 38157
Catalogação: 21/05/2019 Liberação: 21/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38157&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38157&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38157
Resumo:
A tese visa analisar e compreender, a partir da perspectiva dos estudos curriculares e dos estudos sobre a prática pedagógica, os saberes e as práticas de professores do ensino fundamental e as matrizes curriculares de ensino propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém-Pará, na perspectiva da literatura de expressão amazônica. O trabalho parte de duas questões orientadoras: (1) Como a prática pedagógica de professores que atuam no ensino fundamental leva em consideração o ensino de literatura de expressão amazônica? (2) As matrizes curriculares do ensino fundamental no município de Belém contemplam o ensino de literatura de expressão amazônica? Neste sentido, foi observada a prática pedagógica de professores do ensino fundamental de uma escola municipal de ciclos localizada no distrito de Icoaraci (Belém-Pará), bem como foi analisado as matrizes curriculares da SMEC, com especial ênfase à literatura de expressão amazônica. As questões mais específicas da pesquisa foram: (1) As matrizes curriculares, utilizadas no ensino fundamental do município de Belém, podem ser consideradas como o resultado de um modelo pedagógico que identifica os aspectos da literatura de expressão amazônica? (2) Os elementos sócio-culturais diretamente relacionados ao universo literário amazônico no ensino fundamental são valorizados pelo professor? Se sim, como? Se não, por quê? A metodologia consistiu, principalmente, de análise das matrizes curriculares e de observação do universo escolar. Os sujeitos da investigação foram os professores que atuam na escola de ensino fundamental selecionada.
Descrição | Arquivo |
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |