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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: NÃO HISTÓRIA: IMAGEM-TEMPO Autor: ROGERIO REIS CARVALHO MATTOS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 38119
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 31/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38119&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.38119
Resumo:
Título: NÃO HISTÓRIA: IMAGEM-TEMPO Autor: ROGERIO REIS CARVALHO MATTOS
Nº do Conteudo: 38119
Catalogação: 20/05/2019 Liberação: 31/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38119&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.38119
Resumo:
A fenomenologia procura criar, desde Hegel, um modelo explicativo para a história que esbarra em suas próprias limitações. Forma-se uma teoria sobre as teorias da história, mas que são incapazes, mesmo com toda a sofisticação, de explicar o devir histórico ou a prática da escrita historiadora. É menos em Tempo e Narrativa do que em A memória, a história e o esquecimento que Paul Ricoeur demonstra as aporias do discurso filosófico frente à plasticidade da produção historiográfica. Mas não está em jogo as velhas celebrações a respeito da historiografia francesa, dos Annales. O que se destaca é o entrecruzamento entre o que Deleuze, ao ler Bergson, entende por objeto real compreendido como imagem-cristal ou descrição cristalina, onde o real e o imaginário, o presente e o passado, o atual e o virtual são indiscerníveis, duplas
por natureza. O que se pergunta com esta investigação não é apenas o que é o objeto da história, mas qual sua natureza, como ele funciona ao se traçar uma zona de indiscernibilidade em que se pode perguntar como se pensa a história e fazer o inventário de sua escrita, ao se perguntar qual a natureza do documento historiográfico ou das perguntas que levam a se realizar uma pesquisa histórica.
Descrição | Arquivo |
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