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Coleção Digital
Título: TRANSFORMAÇÃO RADICAL, MOBILIZAÇÃO TOTAL E NATUREZA: ALGUNS ASPECTOS TÃO ESSENCIAIS QUANTO NEGLIGENCIADOS DO ÉROS SEGUNDO PLATÃO Autor: PEDRO LUZ BARATIERI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 38038
Catalogação: 16/05/2019 Liberação: 31/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38038&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.38038
Resumo:
Título: TRANSFORMAÇÃO RADICAL, MOBILIZAÇÃO TOTAL E NATUREZA: ALGUNS ASPECTOS TÃO ESSENCIAIS QUANTO NEGLIGENCIADOS DO ÉROS SEGUNDO PLATÃO Autor: PEDRO LUZ BARATIERI
Nº do Conteudo: 38038
Catalogação: 16/05/2019 Liberação: 31/05/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=38038&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.ANA.38038
Resumo:
O artigo demonstra quatro importantes pontos a respeito dos Diálogos. Depois de mostrar que (1) Platão compreende a experiência filosófica mais elevada como a consumação da experiência erótica, passa a descrever três traços que parecem tão essenciais a essa experiência tal como Platão a entende quanto comumente negligenciados pelas leituras mais comuns. Conquanto esses atributos não esgotem a essência do éros platônico e não se pretenda, assim, dar-lhe uma definição, são atributos que é preciso destacar a fim de entender por que o filósofo pode compreender a experiência filosófica mais elevada como a consumação da experiência erótica. O primeiro desses traços é (2) o condão do éros de ocasionar uma transformação radical, já que, conforme passagem do Fedro (265a-b), o éros é uma loucura divina que nos retira dos hábitos convencionais. O segundo aspecto a ser demonstrado é (3) como o éros caracteriza-se, sobretudo de acordo, ainda, com o Fedro (251b-d), como uma mobilização total: é a experiência em que todas as partes da alma, inclusive a parte racional, são pela primeira vez despertadas em conjunto. Já o terceiro e último traço essencial do éros aqui demonstrado é (4) o fato de a mobilização total que o constitui ser a mobilização da natureza (phusis) de cada um.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |