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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DANDO VOZ AOS APRENDIZES SOBRE A VALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Autor: MARCIA MARQUES FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TANIA MARA GASTAO SALIES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 3766
Catalogação: 12/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3766&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3766&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3766
Resumo:
Formato DC | MARC |
Título: DANDO VOZ AOS APRENDIZES SOBRE A VALIDADE DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS Autor: MARCIA MARQUES FREIRE
Nº do Conteudo: 3766
Catalogação: 12/08/2003 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3766&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3766&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3766
Resumo:
Vários trabalhos vêm apresentando soluções para tornar o
ensino de língua estrangeira mais eficiente. Entretanto,
deixam de investigar o entendimento dos aprendizes sobre a
validade deste aprendizado na escola pública e sobre a
adequabilidade das soluções que vêm sendo propostas. Ao
contrário de trabalhos anteriores, este estudo busca
verificar a percepção dos aprendizes sobre o ensino
de línguas estrangeiras na escola pública, contrastar a
prática pedagógica à realidade psicológica dos aprendizes e
sugerir um material instrucional capaz de motivar a
participação dos alunos e constituir-se instrumento de
reflexão para professores de língua estrangeira. Combinando
a moldura de uma pesquisa-ação, princípios
interpretativistas e estatística descritiva, o estudo
analisa questionários com perguntas fechadas e abertas,
narrativas de quinze casos geradas em entrevistas e a
reação dos alunos da sexta série de uma escola pública do
Município do Rio de Janeiro ao material instrucional
desenvolvido com base nos resultados dos questionários e
entrevistas. Os resultados indicam que os aprendizes não vêm
nenhuma justificativa para aprenderem uma língua
estrangeira na escola pública e que vêm a experiência como
um desfiar de textos e exercícios sem sentindo. No
entanto, o desenvolvimento de materiais em linha com a
realidade social e psicológica dos sujeitos geraram maior
participação na sala de aula e possibilitaram a construção
de competências que vão além da sala de aula de língua
inglesa. Estes resultados sugerem que o processo de
letramento talvez seja a resposta para questionamentos
acerca da validade do ensino de língua inglesa neste
contexto de pesquisa.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS |
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CAPÍTULO 1 |
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CAPÍTULO 2 |
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CAPÍTULO 3 |
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CAPÍTULO 4 |
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CAPÍTULO 5 |
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CAPÍTULO 6 |
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CAPÍTULO 7 |
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |
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