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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: GABRIELA LERER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 36660
Catalogação: 08/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36660
Resumo:
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: GABRIELA LERER
Nº do Conteudo: 36660
Catalogação: 08/02/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=36660&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.36660
Resumo:
A história da Educação Infantil nasceu imbricada com a história social da humanidade. Um importante marco nesta relação foi estabelecido com o início da Revolução Industrial, a partir deste momento as relações humanas sofreram transformações sem precedentes. O novo modelo de produção gerou pressões para que as mulheres tomassem lugar nos novos empregos oferecidos pelo mercado industrial, com isso, a educação da criança, que antes era responsabilidade das famílias e da comunidade que a cercava, precisou ser delegada às escolas. Neste período, para suprir a demanda apresentada pelo mercado de trabalho, iniciaram-se a construção de pré-escolas e creches, porém sem pedagogias pré-estabelecidas e uma legislação que as alicerçasse. No Brasil, só em meados dos anos 80, a legislação avança a fim de iniciar o estabelecimento de diretrizes pedagógicas para educação infantil. Paralelamente, neste contexto de industrialização, acirrou-se o mercado de consumo, caracterizando, conseqüentemente, novos hábitos às famílias e toda população. O processo de urbanização aferra a dicotomia homem x natureza, e as pré-escolas que nascem deste modelo, transmitem este pensamento em sua relação com os alunos, constituindo uma crise civilizatória onde crianças nascem envoltas de um cenário sintético e impedidas, cada vez mais, de realizar o livre brincar em espaços externos, junto à natureza e com o seu próprio corpo. Neste sentido, esta pesquisa procura averiguar o contexto desta ruptura nos primeiros anos de vida do individuo – idade em que a criança esta construindo a percepção de si e do mundo que a cerca – buscando refletir a importância do contato criança x natureza e se essa relação pode ser estabelecida dentro das escolas contemporâneas. O presente estudo ocorreu a partir investigações bibliográficas e de percepções realizadas dentro de uma escola particular localizada no município do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, dentro da aula de Interação Ambiental.
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