$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: FÉ, CORPO E LIBERDADE: ESBOÇOS DE TEOLOGIA FUNDAMENTAL
Autor: IGOR JANUARIO DA SILVA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 35977
Catalogação:  04/01/2019 Liberação: 04/01/2019 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TEXTO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35977&idi=1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.35977

Resumo:
Em sua virada antropológica, a Teologia Fundamental de João Batista Libânio não parte de um Deus separado da existência humana ou, de forma um tanto contrária, de um homem abstraído do ser humano em sua experiência da história e da graça. Libânio reclama como lugar de reflexão o ser humano concreto, consciente de seu autovalor, de sua liberdade, de sua autonomia . Ser humano que se sente violentado por imposições de verdades extrínsecas e vindas de fora, em nome de alguma autoridade (LIBÂNIO, 1992, p. 82). A constituição dessa experiência no pensamento do teólogo latino-americano, - experiência que o homem faz da liberdade, que é o centro de seu autovalor - tem raízes na intuição de Karl Rahner em torno da experiência transcendental da liberdade.Na modernidade/contemporaneidade em que vivemos, impôs-se como evidenteque essa história, e o ser humano que dela participa e que a constrói, não se realiza sem o corpo e sem a história do corpo. A nossa pesquisa pretende trazer a contribuição do antropólogo francês David Le Breton, um pensamento sobre a corporeidade, para somar-se ao percurso de João Batista Libânio, e engendrar para nós uma visão teórica do que pode ser uma experiência de fé do corpo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui