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Coleção Digital
Título: O PAPEL DA FALA MATERNA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL Autor: FABIOLA GABRIEL DE ANDRADE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUCIANA FONTES PESSOA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35822
Catalogação: 11/12/2018 Liberação: 16/04/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35822&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35822&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35822
Resumo:
Título: O PAPEL DA FALA MATERNA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL Autor: FABIOLA GABRIEL DE ANDRADE
Nº do Conteudo: 35822
Catalogação: 11/12/2018 Liberação: 16/04/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35822&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35822&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35822
Resumo:
Assumindo uma perspectiva interacionista do desenvolvimento, acredita-se que no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, biologia, natureza e cultura não podem ser consideradas como elementos separados dentro do desenvolvimento humano. Sendo assim, pressupõe-se que o contato com membros da sua comunidade linguística e, principalmente, a figura materna, são de fundamental importância para o desenvolvimento da linguagem infantil. O presente estudo longitudinal buscou investigar, a partir de aspectos sintáticos e semânticos, qual o papel da fala materna nesse processo. Para isso, participaram quatro díades mãe-bebê – uma menina e três meninos – que foram filmados uma vez por semana, durante quarenta minutos. A fala materna foi transcrita e analisada, bem como o desenvolvimento da linguagem do bebê, que foi medido através do MacArthur Inventary of Communicative Abilities (Inventário do desenvolvimento de habilidades comunicativas). Com os resultados, foram observadas algumas semelhanças e distinções entre as díades. Houve o predomínio de emissões maternas afirmativas para as quatro díades estudadas. As emissões negativas foram as que menos apareceram na fala materna. Sobre os aspectos semânticos, identificou-se o predomínio da fala materna relacionada ao contexto, seguida pela fala relacionada à criança e, por último, a fala relacionada à díade, em todas as díades observadas. Ademais, houve um aumento significativo no número de palavras produzidas pelas crianças participantes ao longo dos seis meses. Acredita-se que esse estudo possa colaborar e acrescentar na literatura referente ao desenvolvimento da linguagem infantil e, principalmente, contribuir com dados do contexto brasileiro sobre o papel da fala materna nesse processo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |