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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AFINAL, PODE HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE PROFESSORES HOMENS DA PRIMEIRA INFÂNCIA Autor: RENATA DOMINGUES MACIEL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ALEXANDRA COELHO PENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35394
Catalogação: 16/10/2018 Liberação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35394&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35394
Resumo:
Título: AFINAL, PODE HOMEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL?: HISTÓRIAS E NARRATIVAS DE PROFESSORES HOMENS DA PRIMEIRA INFÂNCIA Autor: RENATA DOMINGUES MACIEL
Nº do Conteudo: 35394
Catalogação: 16/10/2018 Liberação: 16/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35394&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35394
Resumo:
Esta monografia apresenta uma pesquisa com professores homens, que, através de conversas e narrativas, possibilitaram a realização de uma análise crítica sobre a presença desses profissionais na Educação Infantil. O trabalho toma relevância já que o assunto está cada vez mais em pauta no meio acadêmico, além de ter despertado o interesse da mídia. Ao longo do trabalho, trago uma breve apresentação histórica da educação infantil e sua construção. E para análise das narrativas desses entrevistados, trago conceitos de Guaciara Lopes Louro, Maria Eliana Novaes, Alessandra Arce e Alexandra Pena. Para entender esse panorama segundo um viés histórico e político me apoiei em documentos como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e entre outros. A produção também se configurou como uma experiência, pois produziu estranhamentos e encantamentos que permitiram uma reflexão sobre a própria prática da pesquisadora/professora/autora. Esse trabalho busca mais apontamentos e questões do que possíveis verdades, problematizando o cenário e os sujeitos relacionados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |