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Coleção Digital
Título: OS REQUEBROS DO MAXIXE: RAÇA, NACIONALIDADE E DISPUTAS CULTURAIS NO RIO DE JANEIRO (1880-1915) Autor: MATHEUS PIMENTEL DA SILVA TOPINE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 35332
Catalogação: 08/10/2018 Liberação: 08/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35332
Resumo:
Título: OS REQUEBROS DO MAXIXE: RAÇA, NACIONALIDADE E DISPUTAS CULTURAIS NO RIO DE JANEIRO (1880-1915) Autor: MATHEUS PIMENTEL DA SILVA TOPINE
Nº do Conteudo: 35332
Catalogação: 08/10/2018 Liberação: 08/10/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35332&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35332
Resumo:
O presente trabalho investiga o processo de construção social do maxixe, uma dança de movimentos intensos e sensuais que fez parte do cotidiano dos cariocas entre os séculos XIX e XX. Com o auxílio das fontes da imprensa periódica, bem como músicas e peças teatrais, os casos analisados demonstram que a dança era forjada de maneira dinâmica, em diálogo com o mundo atlântico e com os conflitos sociais de um Rio de Janeiro em plena transformação. Baseado na experiência dançante de trabalhadores pobres, negros e pardos, o maxixe tinha seus significados estrategicamente construídos por diferentes sujeitos que encontravam na dança um objeto polissêmico de disputa e negociação sobre as tensões entre raça e nacionalidade colocadas pelo fim da escravidão.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |