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Coleção Digital
Título: A LINGUAGEM DA CRIAÇÃO: ELEMENTOS DO MISTICISMO JUDAICO NA OBRA DE WALTER BENJAMIN Autor: RAFAELA RUPP
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 34258
Catalogação: 26/06/2018 Liberação: 26/06/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34258&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34258
Resumo:
Título: A LINGUAGEM DA CRIAÇÃO: ELEMENTOS DO MISTICISMO JUDAICO NA OBRA DE WALTER BENJAMIN Autor: RAFAELA RUPP
Nº do Conteudo: 34258
Catalogação: 26/06/2018 Liberação: 26/06/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34258&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34258
Resumo:
A pesquisa aqui apresentada visa analisar o conceito de Criação na obra do filósofo alemão Walter Benjamin (1892–1940). Foram analisados diversos textos do autor, desde o início de sua produção intelectual, quando ele primeiro delineou o conceito de Criação, até uma fase mais tardia, na qual é possível perceber os desdobramentos de tal conceito. Foi possível perceber que o conceito de Criação se apresenta fortemente vinculado à filosofia da linguagem desenvolvida pelo autor e se fundamenta principalmente sobre elementos da Cabala (misticismo judaico) com os quais ele vinha entrando em contato em seus anos de formação, sobretudo sob a influência de seu amigo Gershom Scholem. Observou-se que após sua elaboração no texto Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem dos homens (1916), o conceito de Criação assumiu um papel de pouco destaque na obra de Benjamin, passando a ser mencionado apenas ocasionalmente. Todavia, é possível perceber que, apesar de pouco mencioná-lo
explicitamente, Benjamin o mantém no conjunto de conceitos que compõe seu pensamento, de modo que um conhecimento do conceito de Criação auxilia a compreensão de outros pontos da obra do autor. Isto foi demonstrado com a análise dos textos Sobre o programa da filosofia vindoura (1917), A tarefa do tradutor (1921), Prólogo crítico-epistemológico (1924) e Doutrina das semelhanças (1933).
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