XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: REFLETINDO SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: MARILZA OLIVEIRA FERREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 33450
Catalogação: 02/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33450&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33450
Resumo:
Título: REFLETINDO SOBRE A PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: MARILZA OLIVEIRA FERREIRA
Nº do Conteudo: 33450
Catalogação: 02/04/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33450&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33450
Resumo:
Este trabalho tem como ponto de partida a inquietude sentida por mim durante as aulas da disciplina Alternativas Pedagógicas da Educação Infantil ministradas pela professora Alexandra Coelho Pena no curso de especialização. Durante as reflexões propostas por ela e pela turma, remetia-me à proposta pedagógica existente na instituição em que trabalho. A partir daí o desejo de realizar um estudo que venha contribuir com a elaboração e construção de um novo documento para a escola. Uma proposta que de fato mostre a identidade da instituição, que pense, repense e reflita a prática que existe em seu cotidiano. Como esta etapa que hoje também pertence à Educação Básica do nosso País está em evidência, encontramos nas pesquisas algumas pessoas discutindo, debatendo o assunto objetivando oferecer uma educação infantil de qualidade às crianças pequenas. O primeiro capítulo descreve aquilo que os autores contemporâneos colocam como questões importantes para o desenvolvimento da construção da proposta pedagogia da instituição de Educação Infantil. Em seguida o segundo capítulo traz contribuições de Vigotsky, Piaget e Freinet que nos ajudarão a compreender um pouco o desenvolvimento da criança. O último capítulo apresenta a criança como protagonista da proposta pedagógica, tendo como destaque a brincadeira e as experiências vividas na escola em que trabalho.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |
PDF ![]() |