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Coleção Digital
Título: A LEITURA E A ESCRITA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LUANA ARAÚJO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
REJANE BRANDÃO SIQUEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32713
Catalogação: 17/01/2018 Liberação: 17/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32713&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32713
Resumo:
Título: A LEITURA E A ESCRITA NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: LUANA ARAÚJO
Nº do Conteudo: 32713
Catalogação: 17/01/2018 Liberação: 17/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32713&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32713
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo refletir a importância da leitura e da escrita para a formação do sujeito desde a Educação Infantil e como a leitura e a escrita pode facilitar o processo ensino aprendizagem. O trabalho foi dividido em três capítulos. O primeiro capítulo apresenta um resgate histórico sobre a Leitura e a Escrita, onde também ressalto sua importância na vida do sujeito, ligando a conscientização e o incentivo da escola, da família e da sociedade na sua formação. Considerando que a leitura e a escrita são ferramentas essenciais no processo de aprendizagem, o segundo capítulo buscou um apoio teórico para a realização desta proposta partindo de um levantamento histórico sobre o ensino da Leitura e da Escrita no Brasil e os seus métodos de ensino para ressaltar a importância da Educação Infantil na formação dos sujeitos leitores. No terceiro e último capítulo será abordado a Leitura e a Escrita na Educação Infantil, onde será frisado que ler e escrever é um direito para todos e que as práticas de leitura na Educação Infantil e suas propostas ampliam e estimulam as crianças para a conscientização de um processo ensino aprendizagem significativa. Deste modo, o presente estudo se propõe a refletir e enfatizar a importância do cuidado de todos os envolvidos nesse processo e ressaltar o papel da educação infantil na formação de leitores.
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NA ÍNTEGRA |