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Coleção Digital
Título: INSERÇÃO E ACOLHIMENTO: DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: PAULA DE ABREU FRANCO NETTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA NELI FALCAO BARBOSA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32623
Catalogação: 10/01/2018 Liberação: 10/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32623&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32623
Resumo:
Título: INSERÇÃO E ACOLHIMENTO: DISCURSOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: PAULA DE ABREU FRANCO NETTO
Nº do Conteudo: 32623
Catalogação: 10/01/2018 Liberação: 10/01/2018 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32623&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32623
Resumo:
Esta monografia aborda o tema da inserção e acolhimento em uma escola de educação infantil. Tem o objetivo de refletir os discursos e as práticas existentes nesse processo. O quadro teórico baseia-se na experiência de Reggio Emilia em educação e inserimento. Faz-se referência a Paulo Freire sobre adaptação e inserção (2007) e a Bakhtin (2002) sobre a propriedade dialógica das palavras. Neste contexto, realizo uma crítica sobre o uso da palavra adaptação escolar e trago a perspectiva de inserção-acolhimento, termo que operacionaliza o período de ingresso das crianças nas escolas de educação infantil. A pesquisa de campo foi realizada através do registro diário durante o ingresso das crianças que compreendiam a idade de um ano e meio a três, na Escola Sá Pereira, no Rio de Janeiro, em 2017. A triangulação dos dados foi feita através da análise interpretativa organizadas por categorias através das observações dos registros de campo. O mote desta pesquisa busca inferir como realizar o ingresso de crianças pequenas garantindo o seu bem-estar reconhecendo suas singularidades e subjetividades. É também um convite a reflexão sobre a nossa atuação no mundo na relação com as crianças.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |