XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE PROCESSOS AO DOMÍNIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO Autor: HAYDÉE GUILLOT JIMÉNEZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO LUZ FURTADO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32300
Catalogação: 12/12/2017 Liberação: 12/12/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32300
Resumo:
Título: APLICAÇÃO DE MINERAÇÃO DE PROCESSOS AO DOMÍNIO ACADÊMICO ADMINISTRATIVO Autor: HAYDÉE GUILLOT JIMÉNEZ
Nº do Conteudo: 32300
Catalogação: 12/12/2017 Liberação: 12/12/2017 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32300&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32300
Resumo:
As instituições de ensino superior mantêm uma quantidade considerável de dados que incluem tanto os registros dos alunos como a estrutura dos currículos dos cursos de graduação. Este trabalho, adotando uma abordagem de mineração de processos, centra-se no problema de identificar quão próximo os alunos seguem a ordem recomendada das disciplinas em um currículo de graduação, e até que ponto o desempenho de cada aluno é afetado pela ordem que eles realmente adotam. O problema é abordado aplicando-se duas técnicas já existentes aos registros dos alunos: descoberta de processos e verificação de conformidade; e frequência de conjuntos de itens. Finalmente, a dissertação cobre experimentos realizados aplicando-se essas técnicas a um estudo de caso com mais de 60.000 registros de alunos da PUC-Rio. Os experimentos indicam que a técnica de frequência de conjuntos de itens produz melhores resultados do que as técnicas de descoberta de processos e verificação de conformidade. E confirmam igualmente a relevância de análises baseadas na abordagem de mineração de processos para ajudar coordenadores acadêmicos na busca de melhores currículos universitários.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |