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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ATA DA 484ª REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS Autor: CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 32144
Catalogação: 27/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ATA
Natureza: ADMINISTRATIVO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32144&idi=1
Resumo:
Título: ATA DA 484ª REUNIÃO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS Autor: CONSELHO DEPARTAMENTAL DO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Nº do Conteudo: 32144
Catalogação: 27/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ATA
Natureza: ADMINISTRATIVO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32144&idi=1
Resumo:
1) Aprovação da ata 483. O Prof.Abimar solicitou correção no ítem 11) Comunicações e sugestões. Onde se lê ... intenção do Seminário Eclesiástico do Seminário... leia-se intenção da Faculdade Eclesiástica do Seminário... Com a alteração a ata foi aprovada por unanimidade. A propósito da ata, a Profa. Lucia Pacheco forneceu informações sobre a criação das disciplinas LET 1801 — Língua Brasileira de Sinais I e LET 1802 — Língua Brasileira de Sinais II que visam o ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para alunos de graduação em atendimento à legislação do MEC para licenciaturas. 2) A Profa. Maria Clara deu as boas vindas aos novos representantes do corpo docente e fez registrar voto de louvor ao Prof. Danilo Marcondes, exVice-Reitor Acadêmico pelo excelente trabalho desenvolvido e pelo grande apoio dado ao CTCH. Da mesma forma declarou absoluta certeza do apoio que o Prof. Ricardo Bergman dará ao Centro e informou que para substituí-lo na CCPG foi designado o Prof.Paulo Cezar Duque Estrada, da Filosofia. Congratulando-se pela notoriedade do CTCH na Administração Central da Universidade, a Profa.Maria Clara augurou sucesso ao novo Coordenador Central de Pós-Graduação da Universidade. 3A) Relatório de Avaliação dos Professores pelos alunos — perfis de acesso - reformulação do questionário. A Profa. Ana Maria apresentou para discussão do assunto os seguintes documentos: oficio da CSG de 21/06/06 — pronunciamento dos coordenadores departamentais do CTCH em reunião de 01/06/06 sobre o processo de avaliação: ofício CTCH 110/06, de encaminhamento do documento anterior à VRA, aprovado pelo Conselho Departamental em 15/05/06; ofício CCPA 45/06 de 6/10/06: ofício CCPA 04/07, que encaminhou ao Decanato os relatórios de avaliação e criação de três perfis diferenciados segundo os grupos de usuários do sistema de avaliação dos professores; carta dos coordenadores departamentais do CTCH relativamente à reunião realizada em 16/03/07. O material foi analisado e amplamente debatido, havendo consenso de que: a) no ofício CCPA 004/2007, na descrição do perfil coordenador de graduação/diretor/decano, a expressão quando necessário é vaga e merece nova redação. Sugeriu-se que fosse substituída por tem acesso on-line aos resultados quantitativos de todos os professores e pode solicitar à CCPA os comentários textuais; b) o percentual de 20 por cento foi considerado muito baixo para validar uma avaliação pública. Houve unanimidade na sugestão de que a validação deveria ocorrer com o mínimo de 50 por cento de respostas dos alunos inscritos nas disciplinas; c) o professor deveria receber o resultado de sua avaliação independentemente do número de respondentes, na medida em que isso pode lhe ser útil e sugerir novos caminhos ou procedimentos; d) deveriam ser criadas formas de incentivo à participação dos alunos no processo de avaliação para que os resultados sejam realmente representativos da opinião da maioria; e) envio à VRA do posicionamento do CD. 3B) A Profa. Ana Maria solicitou que os Srs. Diretores sugerissem a indicação de um professor para representar o CTCH nos trabalhos de coordenação e realização da Mostra PUC. Foi indicada para a função, a Profa. Lucia Pedrosa de Pádua, Coordenadora da Cultura Religiosa. 4) Relatório de Avaliação do Corpo Docente do Quadro Principal - CCCD — 2004-2005. O Prof.Paulo Fernando informou que o CTCH obteve ótimo desempenho na avaliação acadêmica realizada para o corpo docente do quadro principal em 2006, relativamente às atividades do biênio 2004-2005. O Prof.Paulo Fernando explicou como ocorreu o processo e informou que o Relatório da Avaliação gerou, em alguns casos, metas a serem cumpridas por professores. A Sra. Decana solicitou aos Diretores presentes que informassem como o assunto está sendo tratado em seus departamentos. Pronunciaram-se sobre a questão os Diretores dos Deptos. de Letras, Psicologia e Filosofia (substituto). 5) Indicação de um membro para compor a Comissão Setorial de Carreira Docente. Foi deliberado consultar os professores Isabel Alice e Francisco Creso (EDU) para a vaga de titular e Kátia Muricy e Danilo Marcondes (FIL) para a vaga de suplente (devido à posse do Prof. Paulo Cezar Duque Estrada como Coordenador Central de Pós-Graduação). 6) Processos de reconhecimento de diplomas de PG/Teologia (IE-VE 01/99). Os processos constantes da lista previamente enviada aos Srs.Conselheiros com os nomes, estabelecimentos de origem, relatores e pareceres emitidos foram considerados homologados. Os processos homologados foram os seguintes: a) processos de reconhecimento de diplomas de mestrado deferidos: José Martins dos Reis, José Benedito de Almeida David,n Antonio Lopes Fonseca, Ubaldo Ripa, Mario Luigi Lessa, Mario Luigi Lessa (Sagrada Escritura), Juarez Sousa da Silva, Adelicio Lopes Santos, Airton José da Silva, Marcos Mendes de Oliveira. b) processos de reconhecimento de diplomas de doutorado deferidos: Gilberto Paiva, Marcos Mendes de Oliveira. 7) Criação do Curso de Especialização em Prevenção e Tratamento de Abuso de Drogas Psicoativas. A proposta (cfr. material previamente enviado aos Conselheiros no livro dos anexos do CD) foi apresentada pela Diretora do Depto. De Psicologia com o aval da Comissão Geral do Departamento que emitiu o seguinte parecer: A proposta é de um curso que procura responder à necessidade de formação de profissionais para lidar, tanto em termos de prevenção como de tratamento, com um problema atual que se agrava dia a dia. Trata-se de uma questão de grande complexidade, envolvendo diversas dimensões (familiar, social, econômica, médica, jurídica, etc.). A escolha do corpo docente procura atender a esta complexidade. A experiência das professoras Teresa Creusa de G. Negreiros e Eliana de A Freire no trabalho com usuários de drogas já conta muitos anos, expressando-se através de várias disciplinas no Curso de Graduação e da prática nos estágios curriculares sob supervisão das professoras. O surgimento de um Curso de Especialização se dá numa continuidade desta experiência. A proposta foi aprovada por unanimidade. 8) Homologação — alterações no curso de Especialização em Psicologia da Saúde. A modificação explicitada no of PSI 45/06 (cfr. Material previamente distribuído pelos Conselheiros, no livro dos anexos do CD) - deferida ad referendum do CD, foi considerada homologada. 9) Indicação de um membro para compor a Comissão que tratará dos assuntos relacionados à eleição do Diretor do Depto. de Educação. Para compor a referida comissão foi indicado o Prof. Paulo Cezar Costa. 10) Comunicações e sugestões. A) O Prof. Paulo Fernando informou que o CEP em sua última reunião apresentou no item Outros Assuntos duas propostas de calendário para 2008 com o início das aulas em 18 e 19 de fevereiro, respectivamente. Informou que os argumentos apresentados foram de ordem administrativa. O Conselho manifestou-se unanimemente contra o iníco das aulas em fevereiro. Entre as razões alegadas foram mencionadas: 1) os professores de tempo contínuo dedicam-se não só às aulas mas também a atividades de orientação de teses e dissertações e pesquisa. Normalmente o mês de fevereiro e/ou janeiro são dedicados mais intensamente a essas atividades assim como a visitas a outras instituições de pesquisa no exterior que neste período encontram-se em plena atividade. 2) Os professores também exercem atividades administrativas e alternam-se durante o período de férias no exercício dessas atividades. O início das aulas em fevereiro obrigaria praticamente a que tirassem férias coletivas em janeiro. 3) Do ponto de vista acadêmico o alargamento das férias de julho não traz benefícios e acaba por prejudicar o andamento do ano letivo. Houve consenso também que se encaminhe esse posicionamento do CD à Vice-Reitoria Acadêmica; B) A Profa.Lucia Pacheco declarou que ficara muito animada por ocasião da divulgação da Portaria que estabelece remuneração para os Coordenadores mas verificou que na prática tal remuneração, no caso da graduação, configurou-se muito baixa. A Profa. Maria Elizabeth solicitou informação sobre a possibilidade de remuneração do coordenador do SPA. O Prof. Paulo Fernando informou que o assunto deverá ser tratado com o VRA e que a remuneração a seu ver é possível e deve ser retirada da verba gerada pelo SPA. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual, para constar, foi lavrada a presente ata que vai assinada pela Decana do Centro.
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