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Coleção Digital
Título: INFÂNCIAS CARIOCAS: DISCURSOS SOBRE PAZ E VIOLÊNCIA (ESTUDO ETNOGRÁFICO COMPARADO) Autor: THAIS DE CARVALHO RODRIGUES LOPES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE CARLOS RODRIGUES (JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 32111
Catalogação: 23/11/2017 Liberação: 23/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32111
Resumo:
Título: INFÂNCIAS CARIOCAS: DISCURSOS SOBRE PAZ E VIOLÊNCIA (ESTUDO ETNOGRÁFICO COMPARADO) Autor: THAIS DE CARVALHO RODRIGUES LOPES
Nº do Conteudo: 32111
Catalogação: 23/11/2017 Liberação: 23/11/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32111&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32111
Resumo:
Esta dissertação aborda os discursos sobre paz e violência no Rio de Janeiro e de que forma eles são assimilados e reproduzidos por crianças. A partir de etnografias realizadas em duas escolas em diferentes regiões da cidade, foram observados momentos de seriedade e descontração no cotidiano infantil. Uma escola localiza-se no bairro de classe média da Tijuca e possui elevada mensalidade; a outra, pública e municipal, está localizada no Complexo da Maré, região frequentemente tomada por confrontos entre facções e a Polícia Militar no momento da pesquisa. Nas interações entre professor e alunos, a categoria violência se apresenta e é combatida pela cultura da paz. A violência pode ser condenada ou justificada nos diferentes contextos sociais, em especial conforme a relação de poder operante entre algoz e vítima. Aponta-se a mídia como possível influenciadora do imaginário social e como matéria-prima na brincadeira dos alunos, tendo em conta a capacidade das crianças de inventar e de transformar a cultura. O trabalho reforça a necessidade de uma análise plural da categoria violência, sinalizando dinâmicas coercivas silenciosas que operam nos grupos sociais estudados.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |