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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: UM EXERCÍCIO DE COLABORAÇÃO POR MEIO DE PRÁTICAS PROJETUAIS: MÃES INOSEL Autor: BARBARA DE OLIVEIRA E CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - ORIENTADOR
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30056
Catalogação: 23/05/2017 Liberação: 23/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30056
Resumo:
Título: UM EXERCÍCIO DE COLABORAÇÃO POR MEIO DE PRÁTICAS PROJETUAIS: MÃES INOSEL Autor: BARBARA DE OLIVEIRA E CRUZ
ROBERTA PORTAS GONCALVES RODRIGUES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30056
Catalogação: 23/05/2017 Liberação: 23/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30056&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30056&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30056
Resumo:
Este trabalho trata de um exercício de colaboração proposto, por meio de capacitação baseada em práticas projetuais do campo do design, às mães que possuem filhos na escola Inosel. O Inosel (Instituto Nossa Senhora de Lourdes) fica localizado no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. É uma escola católica, beneficente, de assistência social, que integra alunos surdos e com audição normal. Como escola beneficente ela auxilia, com bolsas de estudos, crianças com deficiência auditiva que moram na cidade do Rio de Janeiro. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de relacionar o empreendedorismo social e o artesanato, explicando ainda alguns conceitos, como desenvolvimento social sustentável, grupos cooperativos, design estratégico e comunidades criativas. Buscaram-se ainda, complementarmente, alguns exemplos de processos em que o empreendedorismo social estivesse aliado ao artesanato. Partiu-se então para o estudo de caso que se caracterizou pela construção de uma metodologia própria com atividades direcionadas às especificidades do grupo. Esta baseou-se na metodologia do Design em Parceria, viabilizando o trabalho com o grupo em torno de etapas projetuais do design, empoderando dessa forma as participantes a desenvolver tarefas a partir de seus desejos, conhecimentos e expectativas. A metodologia buscou ainda ferramentas na técnica de Grupos Operativos, reforçando a multidisciplinaridade do projeto e a interdisciplinaridade que neste caso aconteceu devido à diversidade do grupo.