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Coleção Digital
Título: OS CAMINHOS DA LIBERDADE: POLIFONIA, SOFRIMENTO E REDENÇÃO N OS IRMÃOS KARAMÁZOV Autor: CARLOS EDUARDO VARELLA PINHEIRO MOTTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EDUARDO JARDIM DE MORAES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 30047
Catalogação: 22/05/2017 Liberação: 22/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30047
Resumo:
Título: OS CAMINHOS DA LIBERDADE: POLIFONIA, SOFRIMENTO E REDENÇÃO N OS IRMÃOS KARAMÁZOV Autor: CARLOS EDUARDO VARELLA PINHEIRO MOTTA
Nº do Conteudo: 30047
Catalogação: 22/05/2017 Liberação: 22/05/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30047&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30047&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30047
Resumo:
Este trabalho consiste em uma leitura do romance Os Irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, mediante quatro ensaios e uma breve introdução ao universo polifônico do autor, baseada nas concepções de Mikhail Bakhtin, Nicolai Berdiaev e Luiz Felipe Pondé. Os ensaios podem ser lidos como textos autônomos, embora dialoguem com frequência entre si, e não se atêm à defesa de um argumento central, visando, sobretudo, a ampliação das possibilidades hermenêuticas oferecidas pelo objeto. Trata-se de uma escolha que leva em
consideração o caráter de obra aberta e resistente à sistematização, como é ressaltado por inúmeros autores. A abordagem é transdisciplinar e dialoga com conceitos dos campos da Literatura (crítica e teoria), Filosofia, Psicologia e Teologia, em consonância com a natureza hipertextual do romance, apresentando uma multiplicidade de caminhos pouco explorados até a atualidade e que podem ser aprofundados futuramente por pesquisadores de diversas áreas. O ponto de partida é o conceito de polifonia, que tem origem no campo da Teoria da literatura, com os escritos de Bakhtin, mas pode ser expandido e aplicado numa reflexão transdisciplinar que envolve elementos da psicologia analítica de Jung, do pensamento de Kierkegaard, Nietzsche e Camus e dos textos canônicos da Ortodoxia e de seus intérpretes contemporâneos. A divisão temática dos ensaios segue a estrutura do romance, baseado principalmente no conflito entre razão e fé,
que dá origem ao confronto dialógico entre os irmãos Ivan e Aliócha Karamázov e se afigura como a preocupação máxima de Dostoiévski nas últimas décadas de sua vida, determinando as bases de sua concepção bastante peculiar acerca do problema da liberdade, desenvolvida em detalhes no decorrer do trabalho.