XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTAMOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO Autor: FABIO FACCHINETTI FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA ISABEL MENDES DE ALMEIDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29491
Catalogação: 24/03/2017 Liberação: 06/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29491
Resumo:
Título: ESTAMOS ALUNOS: UM ESTUDO SOBRE A IDENTIDADE CONTEMPORÂNEA DOS ALUNOS DO COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO Autor: FABIO FACCHINETTI FREIRE
Nº do Conteudo: 29491
Catalogação: 24/03/2017 Liberação: 06/04/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29491&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29491
Resumo:
Esta investigação objetivou conhecer o aluno contemporâneo do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), em sua relação com as fardas, as insígnias, a linguagem e os gestos privativos do Exército Brasileiro, considerando que a Força Armada lança mão destes itens identitários para a reprodução de seu espírito militar. A pesquisa utilizou, como metodologia, a Teoria do Ator-Rede (Actor-Network Theory), de Latour, bem como o conceito de dispositivo, a partir de Foucault e ampliado por Agamben. Na estratégia de seguir os atores foram identificadas as apropriações, releituras e ressignificações por meio das quais os discentes convivem no CMRJ e, também, de que maneira a própria instituição militar colabora para com esse processo.