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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ATIVAÇÃO DE MARCA ATRAVÉS DO PATROCÍNIO ESPORTIVO Autor: FERNANDO EDMUNDO PAZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARINA DE CASTRO FRID - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 29125
Catalogação: 13/02/2017 Liberação: 22/02/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29125&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29125
Resumo:
Título: ATIVAÇÃO DE MARCA ATRAVÉS DO PATROCÍNIO ESPORTIVO Autor: FERNANDO EDMUNDO PAZ
Nº do Conteudo: 29125
Catalogação: 13/02/2017 Liberação: 22/02/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29125&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29125
Resumo:
Ter uma marca forte e com grande reconhecimento é um dos maiores anseios dos gestores
de empresas em todo mundo, visto que marcas reconhecidas e consolidadas no mercado
resultam em maiores ganhos e lucros para as companhias, gerando maior valor financeiro
para a empresa. Assim, o objetivo do trabalho é identificar e analisar o panorama esportivo
que em meio às estratégias de patrocínio esportivo das empresas que apoiam
concomitantemente equipes de futebol e competições visam obter maior visibilidade para
sua marca, obtendo assim, maiores retornos. Foi utilizada a metodologia de pesquisa
qualitativa, que se deu através de um questionário semi-estruturado com abordagem
descritiva, cuja coleta de dados se deu através de entrevistas com profissionais do mercado
de marketing esportivo integrantes agências de marketing esportivo e clubes. Os gestores
das corporações que optam pelo segmento desportivo apresentaram suas impressões sobre
o retorno proporcionado e o retorno esperado com essa parceria. Com a análise dos
resultados das pesquisas utilizadas nesse estudo percebeu-se que há grande visibilidade de
marca e as consequências do patrocínio são bastante animadoras para as organizações. O
patrocínio beneficia tanto a organização apoiadora quanto a equipe de futebol.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |