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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AÇÃO AFIRMATIVA DE CORTE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO GUSTAVO ANDRADE DE SOUZA - ORIENTADOR
CLAUDIA MIRANDA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28201
Catalogação: 28/11/2016 Liberação: 19/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28201
Resumo:
Título: AÇÃO AFIRMATIVA DE CORTE RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA – CAP/UERJ Autor: MONICA ANDREA OLIVEIRA ALMEIDA
CLAUDIA MIRANDA - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 28201
Catalogação: 28/11/2016 Liberação: 19/12/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28201&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28201
Resumo:
A pesquisa trata da adoção de ações afirmativas de corte racial na
educação básica, especificamente, no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues
da Silveira – CAp/UERJ. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como se
deu o processo de implementação da Legislação Estadual 6434/13 que determinou
a implantação das ações afirmativas na modalidade de cotas raciais, sociais e para
pessoas com deficiência no CAp/UERJ. O foco específico da pesquisa diz respeito
às cotas raciais no sexto ano de escolaridade do segundo segmento do ensino
fundamental. Assim, analisam-se as representações que alguns sujeitos da
comunidade escolar, técnico-administrativos, diretor e, em especial, professores e
professoras têm sobre as políticas de ação afirmativa. Pretendeu, ainda, investigar
como a escola operacionalizou essa lei no tocante ao processo de acesso e
matrícula, bem como os possíveis impactos no currículo e nas práticas
pedagógicas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez
docentes, cinco professoras pertencentes ao quadro efetivo e outros/as cinco
contratados/as; três funcionárias técnico-administrativas e o diretor do colégio. As
principais conclusões com o trabalho foram: (i) o pioneirismo da adoção de
políticas de ação afirmativa de corte racial no primeiro e segundo segmentos do
ensino fundamental; (ii) a permanência desses/as estudantes no colégio através de
medidas socioeconômicas; (iii) as questões relativas às formas de avaliação,
conteúdos selecionados e às práticas docentes que demonstraram a necessidade de
que sejam discutidos processos de formação continuada de professores/as na
perspectiva da diversidade étnico-racial e cultural que possam orientar as práticas
pedagógicas.