XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O LÚDICO COMO CONSTITUINTE DO FAZER ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Autor: TATIANE MARQUES DE OLIVEIRA MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27480
Catalogação: 26/09/2016 Liberação: 18/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27480&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27480&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27480
Resumo:
Título: O LÚDICO COMO CONSTITUINTE DO FAZER ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Autor: TATIANE MARQUES DE OLIVEIRA MARTINS
Nº do Conteudo: 27480
Catalogação: 26/09/2016 Liberação: 18/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27480&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27480&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27480
Resumo:
A presente tese teve como ponto de partida a evidência de que, cada vez
mais, se queremos uma escola para todos, precisamos promover a inserção do
aluno numa nova estratégia de ensino que dê conta das mudanças na sociedade
decorrentes da cultura do digital e das demandas dos alunos que nela se inserem.
Assim sendo, o trabalho investigativo exposto objetivou discutir o fazer escolar na
interação docente-discente a partir de estratégias que apresentavam condições
lúdicas que, por suas características estruturais, ressignificavam o processo de
ensino-aprendizagem e davam maior significação à construção do conhecimento.
O referencial que permeou a construção teórica desta pesquisa e iluminou a
experiência nas reflexões e aprendizagens se construiu segundo os conceitos de
jogo e lúdico. O conceito de jogo proveio de Huizinga e Piaget; a relação entre
jogo/lúdico e Educação foi discutida tendo em vista as considerações de Piaget,
Winnicott, Paín e Macedo, Petty e Passos. Adotou-se o desenho metodológico de
pesquisa-ação, com ênfase no caráter avaliativo de um programa inovador. Como
a estrutura metodológica da pesquisa pressupunha também uma permanente
avaliação da professora condutora do processo, apresentou ainda um caráter de
autoestudo. Os autores foram 54 adolescentes, alunos do sexto ano do Ensino
Fundamental do Colégio Militar do Rio de Janeiro na disciplina Língua
Portuguesa durante todo o segundo semestre letivo de 2014. Os dados foram
extraídos através de diferentes meios de coleta: diário de bordo da professora pesquisadora;
vídeos que captaram momentos das aulas; produções dos autores,
com destaque para os dizeres dos discentes em questionário de perfil de estudo,
em caderno de opinião alimentado durante todo o processo e em três
autoavaliações. A análise dos resultados permitiu identificar representações dos
discentes sobre questões comuns à vivência escolar como, por exemplo, as
avaliações e a visão que revelam sobre as práticas a que são submetidos pelos
professores no cotidiano da sala de aula. Também foi possível analisar
criticamente as construções coletivas de aprendizagem, singularidades e individualidades nos processos de ranqueamento e consequente menos-valia daquele aluno que não atinge os objetivos intelectivos, formais de base avaliativa escrita. Os resultados mais expressivos desta pesquisa indicam que: ocorreu mudança de atitude do aluno, com aumento na participação, no envolvimento e progresso na aprendizagem formal da disciplina Língua Portuguesa, quando submetido a uma estratégia lúdica de aprendizagem, na qual a ele é dada a chance de autoria; a relação professor/aluno com as práticas lúdicas ultrapassou expressivamente o espaço de aprendizagem intelectiva para a integração do desenvolvimento afetivo em um processo de confiança construída entre ambos com feedback constante e interativo; algumas representações construídas revelaram o medo, o tédio e o branco como queixas comuns da vivência escolar tradicional por parte dos alunos. Finalmente, o trabalho ratifica a necessidade de ampla reflexão sobre: o fazer escolar, as práticas docentes, as condições físicas, sociais e afetivas de aprendizagem dos discentes e as condições de trabalho do professor. Entretanto, abre também uma perspectiva de mudança pedagógica a curto prazo se adotados procedimentos em que o gozo por aprender seja a tônica.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |