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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADES: PERSPECTIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Autor: LEONARDO ALVES MARTINS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 27424
Catalogação: 20/09/2016 Liberação: 11/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27424&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27424&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27424
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADES: PERSPECTIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Autor: LEONARDO ALVES MARTINS
Nº do Conteudo: 27424
Catalogação: 20/09/2016 Liberação: 11/10/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27424&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27424&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27424
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo compreender a Educação Ambiental
como eixo de articulação com o ensino de Geografia. Para isto, optou-se por
dividir o trabalho em três capítulos, onde pudéssemos abordar, em um primeiro
momento, os principais movimentos que ocorreram nas décadas de 1970 e 1980,
que iniciaram a discussão sobre as condições de degradação ambiental e qualidade
de vida da população mundial que, após o levantamento confeccionado pelo
relatório de Brundtland, apresentou a insustentabilidade do modelo vigente. No
segundo momento da pesquisa destacou-se a contextualização da E.A no currículo
escolar, através da legislação vigente e dos órgãos relacionados à E.A e ao Meio
Ambiente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm um papel importante neste
contexto, tendo em vista que os Temas Transversais que compõem este
documento apontam para a necessidade do diálogo entre as disciplinas e,
notadamente, a importância de uma E.A trabalhada de forma plural, integrando o
indivíduo, a natureza e a sociedade. Encerra-se a discussão estabelecendo-se uma
avaliação de três obras didáticas, onde identificou-se algumas limitações e alguns
avanços no que tange às perspectivas ambientais trabalhadas nas obras que dão
suporte à formação do aluno.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |