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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE CONTROLE SOBRE O DIREITO FUNDAMENTAL À PRIVACIDADE E SOBRE AS FORMAS DE INTERAÇÃO ESPONTÂNEA E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS Autor: MARCELLE MACHADO DE SOUZA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JOSE RIBAS VIEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 26673
Catalogação: 23/06/2016 Liberação: 30/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26673&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26673&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26673
Resumo:
Título: SORRIA VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO: A CONSOLIDAÇÃO DE UMA SOCIEDADE DE CONTROLE SOBRE O DIREITO FUNDAMENTAL À PRIVACIDADE E SOBRE AS FORMAS DE INTERAÇÃO ESPONTÂNEA E PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NOS ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS Autor: MARCELLE MACHADO DE SOUZA
Nº do Conteudo: 26673
Catalogação: 23/06/2016 Liberação: 30/06/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26673&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=26673&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26673
Resumo:
Sorria você está sendo filmado foi desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar, valendo-se de fundamentos jurídicos, sociológicos e filosóficos com o intuito de demonstrar, em uma análise global e também local (através do estudo sobre a implantação do Projeto Olho Vivo BH), que em decorrência da crescente violência que assola a sociedade contemporânea, transformando-a em uma sociedade de risco, o monitoramento através de câmeras em espaços públicos e privados vem sendo largamente utilizado como instrumento para a garantia da segurança. A implantação, no entanto, de uma política de videovigilância tanto pelas autoridades públicas como também pelos particulares, lançando seus olhares sobre os indivíduos, não leva em conta os riscos inerentes a tal sistema como, por exemplo, a consolidação de uma sociedade de controle permanente sobre o comportamento dos cidadãos, privando-os do exercício da privacidade, da liberdade e da espontaneidade na interação democrática nesses espaços. A atual era do medo é, ainda, responsável pela alteração do modo de viver das pessoas nos centros urbanos, pois os indivíduos passam a viver em espaços vigiados e segregados ou passam a transitar nas ruas e praças públicas permanentemente monitoradas por câmeras. Assim sendo, a cidade de muros, enquadrada no que poderia ser conceituado como o panoptismo moderno ou até mesmo no atento olhar de uma gama de Big Brothers sobre os indivíduos, sob o fundamento da busca pela segurança, reproduz a desigualdade, o isolamento e a fragmentação, corroendo a cidadania e o exercício do direito fundamental à privacidade.