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Coleção Digital
Título: O DESTINO DOS MAIS FRACOS: A INCLUSÃO SUBALTERNA: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INSERIDOS EM CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM Autor: RAPHAEL CELESTINO DE ALMEIDA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZAIA BRANDAO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25997
Catalogação: 18/03/2016 Liberação: 22/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25997&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25997&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25997
Resumo:
Título: O DESTINO DOS MAIS FRACOS: A INCLUSÃO SUBALTERNA: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS INSERIDOS EM CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM Autor: RAPHAEL CELESTINO DE ALMEIDA
Nº do Conteudo: 25997
Catalogação: 18/03/2016 Liberação: 22/03/2016 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25997&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25997&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25997
Resumo:
Esta pesquisa investiga o destino de alunos do Ensino Médio em defasagem idade-série em uma escola da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, analisando a experiência de inserção em duas classes de aceleração da aprendizagem do Programa Autonomia da Fundação Roberto Marinho. A partir da conjugação de observações com entrevistas, busca, na fronteira entre etnografia e educação, aproximar-se da perspectiva destes alunos para tentar construir um conhecimento sob novos ângulos. Investiga o sentido do que pensam estes alunos sobre seu atraso escolar, sobre a transição para o programa de aceleração, sobre a experiência de estudar nestas classes e sobre os ganhos simbólicos e concretos percebidos por eles. Identifica nos problemas de comportamento dos alunos a principal explicação escolar para o fracasso, explicação internalizada pelos próprios estudantes. Caracteriza a ênfase dada no Programa Autonomia à socialização e adequação dos comportamentos, e não à aprendizagem, o que acaba por assegurar uma inclusão subalterna no sistema escolar.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |