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A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VERIFICAÇÃO DE TALENTOS E POTENCIALIDADES Autor: MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 2537
Catalogação: 18/04/2002 Liberação: 18/04/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537&idi=2
Resumo:
Título: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA VERIFICAÇÃO DE TALENTOS E POTENCIALIDADES Autor: MARIA DAS GRACAS SOBRAL GRIZ
Nº do Conteudo: 2537
Catalogação: 18/04/2002 Liberação: 18/04/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2537&idi=2
Resumo:
Tecemos algumas considerações sobre a importância que a Psicopedagogia oferece ao diagnóstico
do problema de aprendizagem, ao ressaltar o valor da avaliação do potencial de aprendizagem do
indivíduo, numa contraposição da verificação apenas dos "deficits" e lacunas que possam estar em
evidência. Fazemos referência ao diagnóstico aberto, com possibilidades, criação e liberdade.
Os aportes teóricos apresentados dão oportunidade para uma breve discussão sobre a modalidade
de aprendizagem do Educador, que favorecerá ou não a compreensão de um diagnóstico aberto.
Para o embasamento deste Diagnóstico Psicopedagógico, cuja prioridade é a descoberta das
potencialidades, apresentamos a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, do psicólogo
e pedagogo romeno R. Feuerstein, que consiste na Experiência de Aprendizagem Mediada -
EAM - e no Diagnóstico do Potencial de Aprendizagem. Mostramos as teorias de Pain e Fernández
sobre Modalidades de Aprendizagem do Educador. Ressaltamos o papel das relações vinculares
permeando o processo ensino-aprendizagem e a importância de o Educador estar atento para a
modalidade de construção da subjetividade do sujeito, como ensinante ou aprendente, e para
compreensão da necessidade de se abrirem espaços subjetivos e objetivos a fim de que a construção
do conhecimento ocorra, respeitando e aceitando as diferenças.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |