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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ARTE SACRA E DISTINÇÃO SOCIAL: JOAQUIM JOSÉ DA NATIVIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX Autor: MARIA CRISTINA NEVES DE AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 25091
Catalogação: 20/08/2015 Liberação: 24/08/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25091
Resumo:
Título: ARTE SACRA E DISTINÇÃO SOCIAL: JOAQUIM JOSÉ DA NATIVIDADE NO SUL DE MINAS GERAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX Autor: MARIA CRISTINA NEVES DE AZEVEDO
Nº do Conteudo: 25091
Catalogação: 20/08/2015 Liberação: 24/08/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25091&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25091
Resumo:
A atuação do artista Joaquim José da Natividade, na Comarca do Rio das Mortes entre a segunda metade do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, permitiram a reflexão acerca das possíveis relações entre os processos de construção e decoração de capelas e igrejas com as representações de distinção e hierarquia(s) entre moradores. Ao disponibilizar recursos para a ornamentação dos templos, os financiadores das obras – proprietários de terras e escravos ligados à produção e comercialização de gêneros alimentícios – esperavam que a qualidade artística fosse compatível aos valores mobilizados. Dessa maneira, os fatores prestígio para o artista e fortuna para o contratante se mostraram pertinentes para a análise de parcela das obras atribuídas ao artista, por carregarem o significado do privilégio social expressos nos processos artísticos e sociais inerentes à sua execução.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |