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Coleção Digital
Título: A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DO MUNDO POPULAR E OS DESAFIOS DE UMA SOCIALIZAÇÃO PARA MAIOR EQUIDADE NO BRASIL Autor: FRANCICLEO CASTRO RAMOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARCELO BAUMANN BURGOS (MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24885
Catalogação: 09/07/2015 Liberação: 29/07/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24885
Resumo:
Título: A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DO MUNDO POPULAR E OS DESAFIOS DE UMA SOCIALIZAÇÃO PARA MAIOR EQUIDADE NO BRASIL Autor: FRANCICLEO CASTRO RAMOS
Nº do Conteudo: 24885
Catalogação: 09/07/2015 Liberação: 29/07/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24885&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24885
Resumo:
A presente dissertação busca compreender a socialização produzida pela escola brasileira no contexto de universalização do ensino. Para tanto, apresenta-se episódios de uma etnografia de recreio de quatro escolas públicas de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro a fim de identificar os seus limites e suas potencialidades no trabalho de socialização dos estudantes de origens populares. Conclui-se que a Constituição de 1988 confere uma centralidade à escola na socialização de todas as crianças e, segundo seus princípios, uma de suas funções é desenvolver a habilidade no indivíduo para agir na sociedade de modo a fortalecer a democracia. Com efeito, como a interação escolar é marcada pelos efeitos da condição social do aluno morador de favela, os episódios de recreio dão indícios de uma socialização na qual há pouca reciprocidade de expectativas, e esse formato pode gerar uma integração precarizada na sociedade. Além disso, as diferentes formas observadas de socialização escolar apresentam baixa capacidade de ofertar aos alunos das classes populares a possibilidade de experimentar igualmente as instituições da democracia e as potencialidades educacionais atuais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |