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Coleção Digital
Título: O CINEMA E O DISCURSO OFICIAL NORTE-AMERICANO SOBRE A GUERRA ÀS DROGAS: O FILME MISS BALA Autor: JULIA PERES GUIMARAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MONICA HERZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24839
Catalogação: 30/06/2015 Liberação: 16/07/2015 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24839&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24839&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24839
Resumo:
Título: O CINEMA E O DISCURSO OFICIAL NORTE-AMERICANO SOBRE A GUERRA ÀS DROGAS: O FILME MISS BALA Autor: JULIA PERES GUIMARAES
Nº do Conteudo: 24839
Catalogação: 30/06/2015 Liberação: 16/07/2015 Idioma(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24839&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24839&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24839
Resumo:
Esta dissertação parte do estudo da teoria acerca do pós-modernismo a fim de explorar a noção de que as formas de arte permitem interrupções conceituais que são capazes de desafiar as hierarquias dominantes de pensamento e de propor soluções alternativas de estruturação da experiência sensorial. As obras de Fredric Jameson e Jacques Derrida – entre outros autores – serão cruciais para examinar noções-chave como a obliteração das fronteiras e diferenças culturais entre as disciplinas e a desconstrução de oposições binárias e suas hierarquias de valores. O argumento fundamental defendido é o de que os gêneros artísticos são capazes de reorientar pensamentos e gerar reflexões a partir de/entre diferentes faculdades intelectuais e sensoriais, revelando as contingências culturais das categorias tradicionais de pensamento tradicionais e permitindo assim o surgimento de interpretações culturais subversivas que desafiam as perspectivas dominantes e significados textuais fixos. Ao focar no trabalho de Jacques Rancière e Michael Shapiro, o cinema será enfatizado como uma forma de arte única devido ao seu potencial de enquadramento e reformulação de realidades políticas embutidas em discursos oficiais de guerra. Assim, o filme Miss Bala (México, Gerardo Naranjo, 2011) será investigado, a fim de sugerir críticas diferenciadas ao discurso oficial do governo dos Estados Unidos a respeito das políticas contra o tráfico de drogas ilícitas, especialmente no México. Determinados recursos cinematográficos empregados pelo diretor serão estudados, a saber: o predomínio do ser centrífugo (estilo de filmagem onde a câmera seguem de perto e por trás o personagem), o foco invisível na imagem do fora-de-campo, e, as materializações de encontros tanto móveis (a multiplicidade e variedade de cenas em automóveis) quanto fixas (apropriação do corpo da personagem principal através das várias cenas onde ela se despe/veste/é despida/vestida). Cada um destes recursos estéticos será estudado com o auxílio de fotografias do cenas do filme em paralelo a temas centrais na discussão sobre o tráfico de drogas no México, a fim de levantar questões críticas e alternativas, e, em última análise, corroborar a noção de que – como afirma Michael Shapiro – as imagens de fato pensam politicamente.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |