XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS Autor: PATRICIA ROCHA SABOIA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA LÚCIA DOS SANTOS NOJIMA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 24687
Catalogação: 29/05/2015 Liberação: 02/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24687
Resumo:
Título: A BRASILIDADE DOS PRODUTOS DE GILSON MARTINS Autor: PATRICIA ROCHA SABOIA
Nº do Conteudo: 24687
Catalogação: 29/05/2015 Liberação: 02/06/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24687&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24687
Resumo:
Esta tese trata do discurso persuasivo nos produtos de Design. Os produtos
com identidade brasileira, que, anteriormente, eram destinados à exportação e ao
consumo de turistas, passaram a ser objetos de consumo interno, bens desejáveis
da cultura de massa. Foi norteador para esta pesquisa investigar o que é a
identidade nacional, a brasilidade e como o design nacional está absorvendo esta
identidade. Existe uma retórica inerente ao design de produtos que propõem a
brasilidade como fator de persuasão, tornando-os objetos de desejo de um público.
A presença de ícones de nossa identidade nacional ou de nossa cidade como
representação de brasilidade vem atuando como elemento persuasivo que induz ao
consumo de produtos de Design. Os aportes teóricos da pesquisa se
fundamentaram na Nova Retórica de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca,
com aporte na Teoria Geral dos Signos de Charles Sanders Peirce e princípios da
Gestalt abordados por João Gomes Filho como suporte transdisciplinar na análise
dos objetos. O objeto de estudo adotado foi a obra de Gilson Martins, que utiliza
elementos identitários nacionais e cariocas como argumento de venda de seus
produtos. Com o objetivo de refletir sobre os efeitos retóricos no design de
produtos e configurar seus pressupostos balizadores na obra de Gilson Martins, foi
realizada uma análise visual dos objetos que mostram ícones cariocas, as cores da
identidade nacional e, em alguns casos, adotam o símbolo da bandeira como
forma de persuasão do público consumidor. Foi possível revelar que o design
contemporâneo de Gilson Martins tornou os objetos com imagens de brasilidade
produtos com valor agregado. Existe uma adesão aos produtos do artista por uma
faixa social que valoriza objetos de design e se dispõe a pagar mais por produtos
de qualidade e identidade.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |