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Coleção Digital
Título: ANÁLISE DAS DEMANDAS DE PROCESSAMENTO ASSOCIADAS A TEXTOS E ENUNCIADOS DE PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SAERJINHO Autor: PATRICIA CONCEICAO RIBEIRO ARTEIRO ANNECHINE MARCAL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23892
Catalogação: 15/01/2015 Liberação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23892
Resumo:
Título: ANÁLISE DAS DEMANDAS DE PROCESSAMENTO ASSOCIADAS A TEXTOS E ENUNCIADOS DE PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SAERJINHO Autor: PATRICIA CONCEICAO RIBEIRO ARTEIRO ANNECHINE MARCAL
Nº do Conteudo: 23892
Catalogação: 15/01/2015 Liberação: 15/01/2015 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23892&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23892
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar as demandas de processamento relacionadas à resolução de provas de língua portuguesa do SAERJinho, focalizando-se, em particular, fatores de ordem linguístico-textual envolvidos na leitura de textos e enunciados das referidas provas. Na resenha da literatura são apresentadas vertentes teóricas sobre o processamento da leitura, seus aspectos cognitivos, metacognitivos assim como os conceitos de legibilidade e inteligibilidade. Dada a multiplicidade semiótica que caracteriza os textos das provas analisadas, são considerados os conceitos de multimodalidade e multiletramento. Apresenta-se, adicionalmente, literatura relativa a gêneros textuais, tendo em vista a identificação dos gêneros mais recorrentes nas provas examinadas. Uma breve caracterização dos tipos de questão de múltipla escolha usados em provas objetivas também é estabelecida, entendendo-se que aspectos metacognitivos associados à resolução desses tipos de questão podem afetar o desempenho dos alunos nas provas. A fim de compreender os critérios de elaboração das provas, foram considerados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, que são a base referencial da Matriz de Referência utilizada na elaboração do SAERJinho. Antes das análises, o SAERJinho foi apresentado. No capítulo da metodologia, são apresentados o corpus da pesquisa, a ferramenta usada para verificar o grau de legibilidade dos textos (Coh-Metrix-Port) e o valor do índice Flesch associado a cada texto. Em seguida, procedeu-se à análise dos gêneros textuais, dos tipos de questão de múltipla escolha e também das habilidades e dos conteúdos específicos cobrados nas questões. Os resultados da pesquisa sinalizaram para a necessidade de se reavaliarem os critérios de elaboração das provas e apontaram ainda para a necessidade urgente de os alunos do Ensino Médio desenvolverem as habilidades necessárias para alcançarem proficiência em leitura (como por exemplo, inferir uma informação implícita em um texto, identificar o tema de um texto, identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros) e, consequentemente, terem bom êxito nas avaliações.