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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EDUCAÇÃO PAROU: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA SME/RJ REINTERPRETADAS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA PRÁTICA Autor: CAROLINE ARAUJO FREITAS DA LUZ MORAES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 23566
Catalogação: 21/10/2014 Liberação: 21/10/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23566&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23566&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23566
Resumo:
Título: A EDUCAÇÃO PAROU: AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DA SME/RJ REINTERPRETADAS PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA PRÁTICA Autor: CAROLINE ARAUJO FREITAS DA LUZ MORAES
Nº do Conteudo: 23566
Catalogação: 21/10/2014 Liberação: 21/10/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23566&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=23566&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23566
Resumo:
A pesquisa investiga como professores de História da rede municipal do Rio
de Janeiro reinterpretam a política curricular (entendida como orientações e
cadernos pedagógicos) em vista da sua autonomia docente e do contexto de sua
escola. O referencial teórico utilizado inclui: ciclo de políticas de Ball e Bowe
(1996), teoria crítica e pós-crítica de currículo de Giroux (1997), conceito de
autonomia docente e autonomia da escola de Barroso (1996) e Contreras (2012) e
conceitos sobre ensino da disciplina história com base em Bittencourt (2011).
Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se entrevistas que foram realizadas,
em sua maioria, durante a greve dos professores ocorrida no ano de 2013, sendo
essa mobilização fundamental para perceber como a política educacional é
reinterpretada pelos sujeitos da pesquisa. As conclusões revelam que a aplicação
das orientações e dos cadernos pedagógicos não segue um padrão. Os professores
fazem adaptações tendo em vista: tornar o conhecimento histórico significativo
aos estudantes, as condições materiais e o contexto sociocultural da escola em que
atuam. Outro aspecto a ressaltar diz respeito à atuação da gestão que interfere na
política reduzindo ou ampliando a margem de autonomia dos professores quanto à
seleção e a aplicação de materiais didáticos, pois a questão da aprovação dos
alunos é supervalorizada por causa da política de metas e bonificação das escolas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |