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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DE QUEM É O VESTIBULAR? A MÃE FRENTE À DIFERENCIAÇÃO DO FILHO Autor: INALDA MARIA DUBEUX ANDRADE DE OLIVEIRA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2307
Catalogação: 22/02/2002 Liberação: 22/02/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307&idi=2
Resumo:
Título: DE QUEM É O VESTIBULAR? A MÃE FRENTE À DIFERENCIAÇÃO DO FILHO Autor: INALDA MARIA DUBEUX ANDRADE DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 2307
Catalogação: 22/02/2002 Liberação: 22/02/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2307&idi=2
Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo compreender os
sentimentos que as mães apresentam frente ao processo de
separação/individuação do filho (a), simbolizado pela
situação do vestibular, e analisar os possíveis efeitos que
eles têm na escolha vocacional/ocupacional dos filhos(as).
Participaram da pesquisa 8 mães, compreendidas na faixa
etária de 39 a 43 anos, que estavam vivenciando, pela
primeira vez, o vestibular de um filho. Através de
entrevistas semi-dirigidas buscou-se analisar as seguintes
dimensões: sentimentos predominantes frente à situação do
vestibular, percepção do processo de diferenciação do filho
(a), reações apresentadas frente às manifestações de
autonomia do filho(a), significado que o vestibular assume
para a mãe, possíveis relações entre a escolha profissional
da mãe e o momento vivido pelo filho(a) e a percepção, por
parte das mães, de possíveis mudanças em suas vidas a
partir do vestibular do filho(a). Cada entrevista foi
analisada como um estudo de caso independente e, em
seguida, foi estabelecida uma comparação entre as respostas
de todos os depoimentos nas dimensões pesquisadas. Observou-
se que o elevado nível de ansiedade apresentado pelas
depoentes frente à situação do vestibular constituía-se num
somatório de sentimentos relacionados à dificuldade de
elaborar o processo de separação/individuação do filho(a).
As mães tenderam a: 1) perceber os filhos(as) como
dependentes e imaturos; 2) a identificar-se com eles de
forma simbiótica e a negar a possibilidade de mudanças em
suas vidas diante da nova situação; 3) interferir
diretamente na escolha profissional dos filhos(as); 4)
atribuir ao vestibular o significado de vitória e
realização principalmente delas mesmas, demonstrando que se
sentem avaliadas em seu papel parental pelo desempenho dos
filhos(as). Concluiu-se que tal resistência à diferenciação
do jovem, influencia negativamente na possibilidade de
escolha profissional e na elaboração de um projeto
pessoal de vida por parte do adolescente. Foi salientado
que tal influência ocorre principalmente pelo momento que o
vestibular ocorre no Brasil, no qual o adolescente está
cronologicamente imaturo, o que contribui para dificultar o
processo de separação .
Descrição | Arquivo |
DISSERTAÇÃO NA ÍNTEGRA |