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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES ABANDONADOS E INSTITUCIONALIZADOS FRENTE AO DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL Autor: SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
Instituição: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
Colaborador(es):
CRISTINA MARIA DE SOUZA BRITO DIAS - ORIENTADOR
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2219
Catalogação: 23/01/2002 Liberação: 23/01/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219&idi=2
Resumo:
Título: A EXPERIÊNCIA DE ADOLESCENTES ABANDONADOS E INSTITUCIONALIZADOS FRENTE AO DESLIGAMENTO INSTITUCIONAL Autor: SEVERINO RAMOS LIMA DE SOUZA
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 2219
Catalogação: 23/01/2002 Liberação: 23/01/2002 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2219&idi=2
Resumo:
Sabemos que muitas das crianças abrigadas em instituições para abandonados, infelizmente, não
serão beneficiadas pelos Programas de Colocação em Lar Substituto (guarda, tutela e adoção). Desse
modo, passam a viver na instituição até que completem a maioridade quando, inevitavelmente, terão
que ser desligadas.
Este estudo vem focalizar, portanto, a experiência de adolescentes abandonados e
institucionalizados frente ao desligamento institucional, em função da maioridade.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica onde buscamos trabalhar
com depoimentos de jovens que estão vivenciando o processo de desligamento. A partir da
perspectiva destes, estabelecemos uma discussão/reflexão em torno do significado/representação do
desligamento na vida dos adolescentes e do papel dos educadores no conjunto das práticas
institucionais, encaminhando-nos para possíveis alternativas que viabilizem processos de
desligamentos mais satisfatórios tanto para os adolescentes quanto para a equipe de profissionais que
com eles trabalham.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |