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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Autor: DENISE BARRETO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 22167
Catalogação: 21/10/2013 Liberação: 21/10/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167
Resumo:
Título: A GÊNESE DO CONCEITO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Autor: DENISE BARRETO DA SILVA
Nº do Conteudo: 22167
Catalogação: 21/10/2013 Liberação: 21/10/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22167&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22167
Resumo:
Este estudo tem como objetivo compreender como se deu a passagem do
paradigma da integração ao paradigma da inclusão, assinalando conexões entre as
mudanças históricas evidenciadas no período compreendido entre as décadas de
1970 e 1990 com a educação especial. A pesquisa foi desenvolvida a partir de
análise documental. Foram analisados documentos nacionais e internacionais que
fazem referência aos direitos das pessoas com necessidades educacionais
especiais. Além disso, construiu-se um balanço historiado do período da questão e
foi mostrado como se deu o atendimento da pessoa com deficiência desde
momentos anteriores até chegar ao presente, polemizando questões atuais como as
políticas nacionais em vigor e ainda políticas regionais de atendimento aos alunos
com necessidades educacionais especiais. Os conceitos de integração e inclusão
foram analisados com embasamento nos estudos de Koselleck, pois o autor
considera que conceitos são indicativos de algo que está para além da língua; são
indicadores de transformações políticas e sociais de profundidade histórica. A
pesquisa evidenciou mudanças ocorridas no atendimento dispensado às pessoas
com deficiência nos Estados Unidos durante a crise do petróleo na década de 1970
e como estas modificações influenciaram e contribuíram para a hegemonia do
paradigma da integração. Em relação ao paradigma da inclusão, evidencia-se sua
hegemonia a partir da década de 1990, considerando que, com o processo de
globalização, cada vez mais se faz necessário que uma parcela significativa da
população seja consumidora o que é possibilitado pela participação ativa na
comunidade de pessoas com necessidades educacionais especiais, proporcionada
por uma educação inclusiva. Além disso, são analisados alguns documentos que
norteiam a prática pedagógica na Fundação de Apoio à Escola Técnica da
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro,
nas escolas dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis e
Mesquita para refletir sobre a aplicabilidade do conceito de inclusão nas políticas
locais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |