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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ARQUITETURA DA FESTA: ARTE PÚBLICA E NEOCONCRETISMO NO RIO DE JANEIRO Autor: CATIA SILVA HERZOG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21909
Catalogação: 21/08/2013 Liberação: 21/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21909&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21909&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21909
Resumo:
Título: ARQUITETURA DA FESTA: ARTE PÚBLICA E NEOCONCRETISMO NO RIO DE JANEIRO Autor: CATIA SILVA HERZOG
Nº do Conteudo: 21909
Catalogação: 21/08/2013 Liberação: 21/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21909&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21909&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21909
Resumo:
Arquitetura da festa: neoconcretismo e arte pública no Rio de Janeiro é uma investigação sobre práticas artísticas contemporâneas que tomam a cidade do Rio de Janeiro como objeto. A partir da assimilação da arquitetura moderna nos anos 1950 e da relação dos artistas Amilcar de Castro e Hélio Oiticica com a cidade, este trabalho considera a desmaterialização do objeto de arte e sua transformação em ação estética como momento da ruptura neoconcreta. A participação do espectador diminui a distância entre público leigo e a arte contemporânea, que passa a assumir em sua prática a transitoriedade da vida na cidade moderna, expandindo o entendimento da arte pública contemporânea para além da ornamentação do espaço com esculturas e da produção de grafites. A realização de performances, happenings e ocupações estéticas em geral, reconfigura o espaço urbano através da suspensão de hábitos cotidianos e da participação do público, engendrando formas artísticas que apontam para a tradição carnavalesca carioca.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |