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Coleção Digital
Título: O FENÔMENO BULLYING E A TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Autor: MARCELA DE SOUZA NEVES COCHRANE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21868
Catalogação: 14/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21868&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21868
Resumo:
Título: O FENÔMENO BULLYING E A TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO Autor: MARCELA DE SOUZA NEVES COCHRANE
Nº do Conteudo: 21868
Catalogação: 14/08/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21868&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21868
Resumo:
Este ensaio tem por objetivo proporcionar um melhor esclarecimento sobre o fenômeno bullying, que vem se tornando um problema crescente dentro das escolas de todo o mundo. Existe uma linha tênue que separa o bullying das demais brincadeiras, consideradas inofensivas, de comum ocorrência entre jovens em idades escolares, e o estudo ajudará a elucidar os leitores sobre essa sutil e significativa diferença. Será mostrando também que a escola acaba tornando-se refém dos meios de educação não-formais, subdivididos em quatro sistemas, definidos por Urie Bronfenbrenner: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Através das definições da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano, será feita uma relação entre a rede de sistemas e a ocorrência do fenômeno nas instituições educacionais. A principal intensão é mostrar que o problema vai muito além das nossas salas de aula, mas que as propostas de controle, combate e prevenção podem ser mais simples e possíveis do que se imagina.
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