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Coleção Digital
Título: O CONCEITO FREUDIANO DE FANTASIA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS CRIATIVOS Autor: BRUNA COSTA PEIXOTO PRIMO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GUILHERME GUTMAN CORREA DE ARAÚJO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21549
Catalogação: 03/05/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21549&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21549
Resumo:
Título: O CONCEITO FREUDIANO DE FANTASIA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS CRIATIVOS Autor: BRUNA COSTA PEIXOTO PRIMO
Nº do Conteudo: 21549
Catalogação: 03/05/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21549&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21549
Resumo:
Nossa análise do processo de criação artística se baseia no conceito de fantasia estruturado por Freud. Faremos um trajeto que parte dos primórdios dos escritos psicanalíticos à relação que se faz, na obra freudiana, do ato de fantasiar ao ato criativo. A produção de arte se dá por mecanismos de sublimação e se associam ao brincar infantil e às construções fantasísticas pelas quais o neurótico remonta fragmentos de sua realidade. Regido pelo princípio de realidade, o indivíduo posterga o prazer, alcançando-o parcialmente por meio da construção de fantasias. O artista cria a partir da própria realidade, sendo esse material artístico um intenso representante de seus processos subjetivos e inconscientes. Observa-se esse encadeamento no estudo Freudiano sobre Leonardo da Vinci e lança-se, ainda, um olhar sobre Woody Allen e a relação intrínseca que o artista expressa entre a vida e a arte.
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