$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PROJETO DE ESTAÇÃO INTEGRADA PARA TRATAMENTO DE VINHAÇA VISANDO À OBTENÇÃO SIMULTÂNEA DE FERTILIZANTE CONCENTRADO E ÁGUA DE REUSO
Autor: MARCIO SANTOS MUNDIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ROBERTO BENTES DE CARVALHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21383
Catalogação:  25/03/2013 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21383&idi=1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21383&idi=2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21383

Resumo:
A indústria do álcool é uma das que mais vem ganhando destaque no atual cenário energético brasileiro. Acompanhando o acelerado crescimento, aumenta também a quantidade de rejeito proveniente da etapa de destilação do etanol. Esse rejeito é denominado vinhaça. Para cada litro de álcool produzido, são gerados 13 litros de vinhaça. Muitas são as tecnologias conhecidas que podem ser empregadas no tratamento desse efluente. O presente trabalho teve por objetivo exibir uma planta em escala industrial para tratar vinhaça, utilizando-se somente Processos de Separação por Membrana (PSM). A planta em questão conta com três subunidades: Microfiltração Submersa, Biorreator de Membrana e Osmose Inversa. Ela é capaz de produzir água de reuso industrial e um concentrado que pode ser utilizado como fertilizante sobre a própria plantação de cana, melhorando a produtividade da terra. No fluxograma do projeto, será apresentada a memória de cálculo utilizada para o dimensionamento dos principais equipamentos e tubulações da planta, bem como as malhas de controle pertinentes ao processo.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui